Translate

quarta-feira, julho 11, 2012

Morre , Dom Eugênio Sales - E o Espirito Santo se faz PRESENTE !



      Ás 22:30 do dia 9 de julho de 2012 , perdemos Dom Eugênio Sales  , CARDEAL e ARCEBISPO EMÉRITO , do Rio de Janeiro  . 
    Dom Eugênio , faleceu aos 91 anos de idade em sua residência ,no bairro de Sumaré -RJ  , sua morte aconteceu logo após o jantar , quanto se deitou , e sofreu um infarto . 
    Nascido em 28 de novembro de 1920 ,  na Fazenda Catuana , no Rio Grande do Norte , foi batizado  na Igreja  Matriz de Nossa Senhora da Guia , na cidade de Acari . De família CATÓLICA iniciou seus estudos em em 1931 , foi ordenado SACERDOTE em 21 de novembro de 1943 .
     No dia 1 de junho de 1954 foi nomeado BISPO AUXILIAR   de Natal  , foi ordenado BISPO no dia 15 de agosto de 1954 .
    Em 29 de outubro de 1968 foi nomeado , ARCEBISPO  de SALVADOR  , no ano seguinte  no dia 28 de abril de 1969 foi nomeado CARDEAL pelo PAPA  Paulo  VI .
     No dia 13 de março de 1971 o  PAPA Paulo VI  , o nomeou CARDEAL  do  Rio de Janeiro , função que exerceu até 25 de julho de 2001 . 
     Dom Eugênio sempre foi um religioso atuante , por  varias vezes comprou briga com carnavalesco do Rio , por estes quererem usar imagens de santos no desfiles das Escolas de Samba .    No período da DITADURA , protegeu os perseguidos , não só do BRASIL mas de toda a America Latina , chegou a ter 4 mil refugiados sob sua responsabilidade , nunca foi politico , mas sempre teve FÉ no que ele acreditava , " DEUS " . 
   Quando surgiu os primeiros sinais da AIDS , e o governo estimulou o uso das camisinhas para  dar proteção e garantir o sexo mais seguro , ele foi contra , chamava a doença da LIBERTINAGEM , mas nunca abandonou os doentes , e criou os primeiros CENTROS de ATENDIMENTO ao PORTADORES da AIDS , criou a PASTORAL CARCERÁRIA ,  ele acreditava , ele tinha FÉ , em "DEUS " . 
  E quando o seu corpo era levado para a CATEDRAL de SÃO SEBASTIÃO , á onde seria velado pelos fieis e sepultado , tivemos uma grande surpresa , algo inesperado , ao soltarem uma POMPA branca , simbolo do catolicismo , que representa o ESPIRITO SANTO , ela voou , e possou em cima do caixão , e lá permaneceu entre os fieis , por um longo tempo.     


       " Senhor , que perscrutais todos os corações e conheceis todos os problemas , Espirito de Luz e de Amor , derramai sobre mim , eu vos suplico, a plenitude de vossos Dons .
         Dai-me o Espirito Sabedoria , que me faz ver as coisas , não de acordo com o julgamento deste mundo , mas de acordo com o VOSSO . "



                            AMEM  !

Nenhum comentário:

Postar um comentário