Translate

quinta-feira, março 28, 2013

31 de Março de 1964 , Presidente Ernesto Gaisel !





 Ernesto Beckmann Gaisel , nasceu na cidade de Bento Gonçalves -RS ,  em 3 de agosto de 1908 -*1996 , foi o quarto presidente do regime Militar . 





   Ernesto Gaisel assumiu a presidência do Brasil em 15 de março de 1974 . Seu governo foi marcado pelo início de uma abertura politica .


fonte Wikipédia ;
  • Inaugurou as primeiras linhas do metrô em São Paulo e no Rio de Janeiro.
  • Busca de novas fontes de energia, realizando o acordo nuclear com a Alemanha, criando os contratos de risco com a Petrobras e incentivando a utilização do álcool como combustível.
  • Deu início do processo de redemocratização do país, embora tal processo tenha sofrido alguns retrocessos durante seu governo, como bem exemplifica o Pacote de Abril, em 1977.
  • Abertura política do Brasil, sobre a qual Geisel afirmou que a redemocratização seria um processo "lento, gradual e seguro" em seu discurso de posse. Os assassinatos do jornalista Vladimir Herzog e do operário Manuel Fiel Filho em São Paulo, entre o final de 1975 e o início de 1976 (expositores para grande parte da sociedade brasileira do real estado de arbítrio promovido pelo Movimento de 1964), apressaram os planos do governo e ocasionaram um enfraquecimento do poder da chamada linha-dura dentro da administração federal, com a demissão, pouco tempo depois das mortes, do general Ednardo D'Ávila Mello, comandante do II Exército, responsável pelas prisões de Herzog e Fiel Filho. No auge da crise institucional, Geisel neutraliza uma tentativa de golpe do general Sylvio Frota, principal expoente da "linha-dura" e tido como um dos favoritos à sua própria sucessão, e termina por exonerá-lo em outubro de 1977.
  • Extinguiu o AI-5 e preparou o governo seguinte (João Figueiredo) para realizar um conflito político e a volta dos exilados, mas sem que retomassem seus cargos políticos.
  • Em política externa, dentro de uma orientação denominada pelo governo de "pragmatismo responsável", procurou ampliar a presença brasileira na África e com os demais países do Terceiro Mundo (incluindo nisso os vizinhos de América Latina), evitando o alinhamento incondicional aos Estados Unidos. Reconheceu de imediato os regimes socialistas portugueses e angolanos que se sucederam após as guerras de independência colonial e o desmonte do poder ditatorial salazarista, bem como reatou relações diplomáticas com a República Popular da China.
  • Autorizou a demolição do Palácio Monroe - episódio polêmico que movimentou interesses diversos e gerou intensas campanhas contra e a favor nos jornais.
  • Denunciou o tratado militar Brasil-Estados Unidos em 1977.
  • Construiu grande parte da Usina Hidrelétrica de Itaipu.




Em 31 de dezembro de 1978 , o presidente Gaisel revogou o AI-5 , dando um passo no processo de redemocratização do BRASIL .

Apos a presidência passou a viver entre um apertamento no bairro do Leblon , residência na qual morou até sua morte , e uma granja de sua propriedade na cidade de Teresópolis ,  Gaisel morreu aos 89 anos , no dia 12 de setembro de 1996 , de câncer generalizado . 




SE LIGA BRASIL 

DIA 31 DE MARÇO VAMOS COMEMORAR VESTINDO

VERDE E AMARELO 


 Estamos ligado 
 Estamos na rede( não é a da Marina)
 E VOCÊ ?


Nenhum comentário:

Postar um comentário