O mensaleiro José Dirceu antes de ser preso soltou uma nota para a imprensa .
Abaixo, a íntegra da carta:
"O julgamento da AP 470 caminha para o fim como começou: inovando - e violando - garantias individuais asseguradas pela Constituição e pela Convenção Americana dos Direitos Humanos, da qual o Brasil é signatário.
A Suprema Corte do meu país mandou fatiar o cumprimento das penas. O julgamento começou sob o signo da exceção e assim permanece. No início, não desmembraram o processo para a primeira instância, violando o direito ao duplo grau de jurisdição, garantia expressa no artigo 8 do Pacto de San Jose. Ficamos nós, os réus, com um suposto foro privilegiado, direito que eu não tinha, o que fez do caso um julgamento de exceção e político.
Como sempre, vou cumprir o que manda a Constituição e a lei, mas não sem protestar e denunciar o caráter injusto da condenação que recebi. A pior das injustiças é aquela cometida pela própria Justiça.
É público e consta dos autos que fui condenado sem provas. Sou inocente e fui apenado a 10 anos e 10 meses por corrupção ativa e formação de quadrilha - contra a qual ainda cabe recurso - com base na teoria do domínio do fato, aplicada erroneamente pelo STF.Fui condenado sem ato de oficio ou provas, num julgamento transmitido dia e noite pela TV, sob pressão da grande imprensa, que durante esses oito anos me submeteu a um pré-julgamento e linchamento.
As denúncias em turbilhão ligadas ao escândalo do mensalão, em 2005, deixaram desesperados integrantes do PT e do Governo Federal. Achavam que Lula não resistiria e que o impeachment do presidente da República era iminente. "Havia muita gente convicta de que o governo tinha acabado", admitiu o chefe de gabinete de Lula, Gilberto Carvalho, em entrevista à revista Veja, em junho de 2008. Houve até uma "famosa noite", em que os ministros Antonio Palocci (PT-SP), da Fazenda, e Márcio Thomaz Bastos, da Justiça, sugeriram um acordo à oposição. Para evitar o acirramento da crise, nas palavras de Gilberto Carvalho, "Lula abriria mão da reeleição em troca do restante do mandato. Aquela noite foi difícil para todos nós".
Os dois ministros procuraram o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB-SP) por orientação de Lula. Márcio Thomaz Bastos disse a FHC que o País ficaria ingovernável com o impeachment. O ex-presidente concordou, conforme o relato do repórter Carlos Marchi, no jornal O Estado de S. Paulo. E comprometeu-se a acalmar a oposição. Do repórter: "Nas semanas seguintes, a sua influência foi sentida e acabou sendo vital para que a oposição refreasse o ímpeto e não chegasse ao limite do pedido de impeachment".
FHC avaliou que o afastamento de Lula "criaria uma cisão no Brasil". Outros líderes da oposição, como o prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB), e o presidente nacional do PSDB, senador Tasso Jereissati (CE), também foram procurados por emissários de Lula. O escândalo do mensalão provocaria ainda mais desolação nos dias seguintes. Lula ficaria chocado com o episódio da prisão, com dólares na cueca, de um assessor do deputado José Nobre Guimarães (PT-CE), irmão do presidente do PT, José Genoino (SP).
E quando Duda Mendonça admitiu à CPI dos Correios, em agosto de 2005, que recebera, no exterior, proveniente de caixa 2, pagamento pela campanha que havia elegido Lula, os dois ministros demonstraram ao presidente que a confissão do publicitário atingira pessoalmente o mais alto mandatário da nação. A situação, a partir dali, fugiria do controle do governo.
Daquela vez, Antonio Palocci se mostrou desorientado a FHC, e informou-o de que os conselheiros mais próximos de Lula temiam seriamente pelo futuro do presidente. Palocci falou em "desastre". Para ele estava "tudo perdido". Se não bastasse, de acordo com o relato do então ministro da Fazenda ao ex-presidente FHC, havia novos escândalos a explodir, como o de um rombo de R$ 500 milhões no Banco do Brasil. Mas isso jamais veio à tona. E Lula conseguiu o que parecia impossível. Sobreviveu politicamente
EU SEMPRE ME PERGUNTO ZÉ , O QUE FHC PEDIU E VOCÊS DERAM ?
A imprensa cumpre o seu papel umas são compradas outras procuram bater mas não com muita força e quando nós trabalhadores que compramos jornais e revistas e abrimos a leitura lá está o que a imprensa gosta Zé , PROPAGANDA . Nestes últimos 11 anos de governo PTRALHA foram gastos 16 BILHÕES de reais , agora me diga Zé que imprensa fez um pré-julgamento e linchamento de você ? O ACORDO FOI ESSE ZÉ , O BODE É VOCÊ .
tavaresfalatudo - Zé o que chegou na imprensa é pinto fala-se em desvio na VIZANET de 70 milhões mas valor ultrapassa os 130 milhões ,e olha que eu estou sendo generoso . Um politico CORRUPTO não fala em 10 mil a fome pelo dinheiro público é muito grande e ele só se satisfaz com números superiores a 1 MILHÃO , DAI PARA CIMA . Agora imagina uma ORGANIZAÇÃO que tem o parlamento nas mãos , comprados , não se fala em milhões com essa ORGANIZAÇÃO Zé , fala-se em desvio de BILHÕES .
Ignoraram-se provas categóricas de que não houve qualquer desvio de dinheiro público. Provas que ratificavam que os pagamentos realizados pela Visanet, via Banco do Brasil, tiveram a devida contrapartida em serviços prestados por agência de publicidade contratada
Chancelou-se a acusação de que votos foram comprados em votações parlamentares sem quaisquer evidências concretas, estabelecendo essa interpretação para atos que guardam relação apenas com o pagamento de despesas ou acordos eleitorais.
Durante o julgamento inédito que paralisou a Suprema Corte por mais de um ano, a cobertura da imprensa foi estimulada e estimulou votos e condenações, acobertou violações dos direitos e garantais individuais, do direito de defesa e das prerrogativas dos advogados - violadas mais uma vez na sessão de quarta-feira, quando lhes foi negado o contraditório ao pedido da Procuradoria-Geral da República.
Não me condenaram pelos meus atos nos quase 50 anos de vida política dedicada integralmente ao Brasil, à democracia e ao povo brasileiro. Nunca fui sequer investigado em minha vida pública, como deputado, como militante social e dirigente político, como profissional e cidadão, como ministro de Estado do governo Lula. Minha condenação foi e é uma tentativa de julgar nossa luta e nossa história, da esquerda e do PT, nossos governos e nosso projeto político.
tavaresfalatudo - A quem realmente você quer enganar , quando diz que é DEMOCRATA ?Para esses meninos e meninas que estão na porta da Policia Federal , gritando que amam você chamando de guerreiro ?
Ou aos beneficiários do BOLSA FAMÍLIA que vendem os votos em troca de MIGALHAS e acreditando que são CLASSE MEDIA ?
Para esses o seu discurso tem conteúdo , mas nós que vivemos a historia e sabemos que COMUNISTA em qualquer parte do mundo nunca foi e nunca será DEMOCRATA . Você Zé faz parte desse grupo que chamamos de TERRORISTAS , ASSASSINOS E TORTURADORES DE INOCENTES QUE VESTEM UMA ROUPA QUE NÃO LHES PERTENCEM , A DEMOCRACIA É PARA HOMENS E MULHERES QUE ACREDITAM NA LIBERDADE DE PENSAMENTO E LUTAM PARA QUE ISSO ACONTEÇA .
Esta é a segunda vez em minha vida que pagarei com a prisão por cumprir meu papel no combate por uma sociedade mais justa e fraterna. Fui preso político durante a ditadura militar. Serei preso político de uma democracia sob pressão das elites.
O número de mortos pelos regimes comunistas em todo o mundo é de mais de 100 milhões. A China lidera o ranking, com o número estimado de mortes de 65 milhões de pessoas. Em seguida, aparecem União Soviética, 20 milhões; Camboja, 2 milhões; Coreia do Norte, 2 milhões; países africanos, 1,7 milhão; Afeganistão, 1,5 milhão; países comunistas do leste europeu, 1 milhão; Vietnã, 1 milhão; América Latina, 150 mil; entre outros.
GRANDE SOCIEDADE FRATERNA É ESSA .
Ser preso politico é uma grande piada , como pode ser preso politico de um governo que é seu Zé ? Ha,ha,ha, ta querendo NOS chamar de IDIOTA .
Mesmo nas piores circunstâncias, minha geração sempre demonstrou que não se verga e não se quebra. Peço aos amigos e companheiros que mantenham a serenidade e a firmeza. O povo brasileiro segue apoiando as mudanças iniciadas pelo presidente Lula e incrementadas pela presidente Dilma.
Nós brasileiros democratas vamos lutar para tirar essa ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA do Palácio do Planalto , por que DEMOCRACIA é alternância de poder mas vamos tira-los no VOTO .
Ainda que preso, permanecerei lutando para provar minha inocência e anular esta sentença espúria, através da revisão criminal e do apelo às cortes internacionais. Não importa que me tenham roubado a liberdade: continuarei a defender por todos os meios ao meu alcance as grandes causas da nossa gente, ao lado do povo brasileiro, combatendo por sua emancipação e soberania.
tavaresfalatudo - Sua pena de 10 anos e 10 messes é café pequeno e protegido da Suprema Corte , nós pagamos um excelente salario para essa classe politica que temos sem falar nas MORDOMIAS . Então NÃO PODEMOS ADMITIR QUE SERVIDORES PÚBLICOS BEM REMUNERADOS RESOLVAM ASSALTAR OS NOSSOS COFRES E ROUBAR O NOSSO DINHEIRO . Dinheiro Zé , de um trabalho duro e suado de homens e mulheres que trabalham 12 meses e paga 5 meses de uma das maiores cargas tributarias do mundo . Quando se rouba o dinheiro público se mata o TRABALHADOR contribuinte . Tira-se dele a SAÚDE , EDUCAÇÃO , SANEAMENTO BÁSICO e MELHORES SALÁRIOS , O servidor público que ROUBA não precisa ter uma arma para dar um tiro e matar um trabalhador , quando ele ROUBA o nosso dinheiro ele automaticamente MATA CENTENAS DE TRABALHADORES dependendo da quantia MILHARES MORREM . A pena imposta ao grupo politico dos mensaleiros com certeza é café pequeno . O dinheiro roubado não retorna para os cofres da União e o patrimônio desses BANDIDOS continua a CRESCER.
FICAM PRESOS POR UM TEMPO E QUANDO SAEM CONTINUAM RICOS .
VOCÊS NÃO SÃO INOCENTES .
BRASIL , UM PAÍS GOVERNADO POR CORRUPTOS !
Nenhum comentário:
Postar um comentário